A abertura da Copa do Jacuipe sub-17 que seria realizada no dia 12 de outubro, foi adiada e a nova data já foi marcada. O jogo de abertura será realizado dia 30 de outubro, às 09h da manhã (horário de Brasília).
Doze cidades do centro norte baiano já estão se preparando para disputar a quarta edição da Copa do Jacuípe de futebol sub-17. Em reunião realizada na quarta-feira (14/9), entre representantes de diversos municípios da região e o corpo técnico da Coordenação de Excelência da Sudesb, foram definidos os grupos, sistema de disputa e regulamento da competição.
Nesse ano, as seleções municipais estão divididas em três grupos de quatro equipes: Grupo A (Várzea da Roça, Pintadas, Capela de Alto Alegre e Mairi), Grupo B (Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Nova Fátima e Capim Grosso) e Grupo C (Serrolândia, São José, Jacobina e Quixabeira).
Em 2010, a copa teve início em maio, e contou com a participação das seleções das cidades de Várzea da Roça, Várzea do Poço, Serrolândia, Gavião, São José do Jacuípe, Pé de Serra, Pintadas, Ipirá e Riachão do Jacuípe. A campeã foi Várzea da Roça, após empatar em 1 a 1 com Pintadas, por isso a cidade ganhou o direito de sediar a abertura neste ano.
Até o momento, a Copa do Jacuípe já revelou mais de dez jogadores para times profissionais, a exemplo de: Robert (Pintadas para o Santos), Iago (Pintadas para o Stanford/ Inglaterra), João Neves (Várzea da Roça para o Avaí/SC), Frederico (Pé de Serra para o Bahia), Andrey (Ipirá para o Fluminense de Feira), Leonardo Barbosa (Ipirá para o São Paulo), Levi (São José do Jacuípe para o Bahia), Fagner (São José do Jacuípe para o Bahia) e Marcone (Capim Grosso para a Catuense).
"Desde a sua criação, em 2008, as copas vêm trabalhando com o viés de inclusão social, que proporciona geração de emprego e renda, divulgação dos municípios e qualificação de árbitros e dirigentes esportivos. Além da Copa do Jacuípe, a Sudesb realiza mais de dez copas pelo interior baiano", ressaltou o coordenador de excelência esportiva da Sudesb, Sinval Vieira, que ainda fez questão de salientar que, além dos jogadores que foram inseridos no mercado, as Copas também abriram caminho para outros profissionais.
"As copas de futebol vêm revelando, além de jogadores, novos árbitros para integrar os quadros da Federação Bahiana de Futebol (FBF) a exemplo do baiano de Maragogipe, José Lourenço Assis, de 26 anos, que começou apitando em 2009 a Copa do Recôncavo e já está atuando em jogos do Campeonato Baiano de Juniores. Além dele, outro exemplo é o narrador esportivo Sérgio Luiz que também é uma das revelações das copas. Ele foi descoberto pela coordenação de Excelência Esportiva da Sudesb durante a Copa do Recôncavo e foi encaminhado para a Rádio Transamérica, onde está transmitindo partidas do Campeonato Brasileiro, da Série A e da Série B", concluiu Sinval.
Fonte: SUDESB


Nenhum comentário:
Postar um comentário