contador de visitas gratis

22 de ago. de 2011

Recuperação da BA-414 beneficia Ipirá, Pintadas e oito municípios vizinhos

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) esteve neste sábado (20) com o governador Jaques Wagner, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na entrega da BA-414, no trecho recuperado entre Pintadas e o entroncamento com a BA-052, na região de Ipirá.
Inicialmente a comitiva participou de ato em Ipirá, segundo em carreata pelos 44 quilômetros da estrada inaugurada até Pintadas, onde foi recebida com festa da população.
Wagner disse que o Estado realizou um sonho antigo de Pintadas e da região, e que outras obras estão previstas para aquela área. “Vamos começar a estender a ligação de Pintadas até Capela. Com isso, estaremos interligando praticamente quatro grandes estradas: a BR-116, a 242, a Estrada do Feijão (BA-414) e a BR-324, lá em Nova Fátima, subindo”.

Pinheiro revelou que esteve com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na última quinta-feira (18), e que foi acordado o investimento na malha rodoviária baiana. “Teremos a continuidade das obras na BR-135, com a pavimentação do trecho que sai de Montes Claros, em Minas Gerais, até Barreiras. Também a recuperação dos 65 quilômetros da BR-235, entre Casa Nova e Remanso, a duplicação das BR-242 e BR-020, que passa por dentro da cidade de Luís Eduardo Magalhães, a pavimentação da BR-030, de Carinhanha a Cocos, além da duplicação da saída de Feira de Santana até o Trevo e da BR-415, entre Itabuna e Ilhéus”, destacou.
BA-414

As obras tiveram investimentos de cerca de R$ 30 milhões na terraplanagem e dupla camada de asfalto, beneficiando 150 mil pessoas dos municípios de Pintadas, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Mairi, Várzea do Roça, São José de Jacuípe, Nova Fátima, Capim Grosso e Baixa Grande. Além da população, atividades econômicas como a agropecuária foram beneficiadas com a recuperação das estradas, já que facilita o escoamento da produção.


A contratação de moradores da região para trabalhar nas obras foi outro benefício obtido por conta das obras. O trabalhador rural Ivan Nogueira é um dos mais de 50 moradores da região que trabalharam no empreendimento. “A gente que mora em Pintadas tinha dificuldade de vir para Ipirá. Quando chovia, era aquela buraqueira enorme. Os moradores da zona rural, nos dias de feira, perdiam os produtos porque não tinham como passar pela ponte. Agora, a gente faz de lá pra cá em 25 minutos”.

Com informações da Secom/BA
Fotos: Manu Dias/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário